O XVIII Festival Velha Joana ocorreu de 8 a 17 de novembro de 2024, em Primavera do Leste, Mato Grosso, consolidando-se como um dos principais eventos de artes cênicas do Centro-Oeste brasileiro. A edição contou com 54 espetáculos provenientes de várias regiões do Brasil, reunindo mais de 500 artistas e técnicos. Com apresentações em locais como o Teatro Municipal, ruas da cidade e espaços culturais, o festival promoveu um verdadeiro encontro entre artistas e novos talentos.
A abertura ficou por conta do grupo Teatro Faces, com a peça A Fábrica de Brincadeiras
O grupo Teatro Faces, fundado em 20 de março de 2005 para construir uma cena teatral, ainda inexistente em Primavera do Leste, abre o festival Velha Joana com o espetáculo “A Fábrica de Brincadeiras”. O espetáculo, que teve sua estreia em 2008, retorna agora contando com diferentes gerações do teatro primaverense e se conecta com os espectadores através das memórias lúdicas compartilhadas em contos, cantigas e canções.
A programação variada incluiu performances, rodas de conversa, e espetáculos acessíveis com interpretação em Libras. O evento também fomentou a economia local, atraindo visitantes e movimentando setores como hotelaria e gastronomia.
"O Festival de Teatro Velha Joana é uma grande festa do Teatro Brasileiro que acontece em Primavera do Leste. Conseguimos ver e acompanhar grandes nomes do teatro do nosso país, no mesmo palco em que estudantes de teatro de 5 anos de idade estreiam suas obras. É a potência do efêmero sem deixar de se preocupar com o futuro da cena", comenta Wanderson Lana, idealizador e um dos coordenadores do Festival Velha Joana
"Serão mais de 500 atores e técnicos que passarão pelos espaços de apresentação da cidade. Grupos de todas as regiões do país durante 10 dias de muitas trocas e fortalecimento das Artes da Cena de Mato Grosso", salienta Ana Dorst, também coordenadora do festival.
O XVIII Festival Velha Joana é uma realização da Associação Cultural teatro Faces, com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso - através da SECEL – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Tem ainda o apoio da Secult – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Cooperativa de Crédito Sicoob e do ponto Faces de Cultura, com produção conjunta dos três grupos de teatro locais – Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.